Apesar de ter conquistado os salões, o Jack Russell Terrier não deixa de conservar seu temperamento de Terrier. Teimoso, tem o comportamento de um caçador. Sempre à espreita, curioso e ativo, ele é seguro de si, mas às vezes tem dificuldade para controlar sua calma. É um companheiro extraordinário para pessoas que desejam um cão com personalidade forte. É um cão inteligente, ativo, incansável, sempre alegre, terno e amigável. Ele aprende muito rapidamente tanto as boas maneiras quanto as más. É preciso educá-lo desde muito cedo e com firmeza, e sobretudo não ceder quando ele "esquecer" as boas maneiras. Sempre muito vigilante, esse excelente cão de guarda late ao menor ruído suspeito ao redor. Seu pequeno tamanho não deve fazer esquecer que o Terrier Jack Russell é um autêntico cão de caça, por isso tem grande necessidade de gastar energia.
Jack Russell Terrier
TAMANHO
Macho: De 25 a 30 cm.
Fêmea: De 25 a 30 cm.
PESO
Macho: De 5 a 6 kg.
Fêmea: De 5 a 6 kg.
PERFIL:Esse pequeno Terrier, de corpo muito próximo do chão, está sempre em movimento e tem expressão tanto alerta quanto tenra..
TEMPERAMENTO:Ativo e amigável.
origem
O criador da raça, John, chamado de "Jack" Russell, nasceu em 1795 em Dartmouth, Devon, na Inglaterra. Durante seus estudos em Oxford, ele começou a se interessar pela caça e pelos cães e fez aquisição da sua primeira fêmea, Trump. Foi em seguida nomeado parson ("pastor titular") da paróquia de Swymbridge, onde oficiou por 50 anos. Foi ali que se apaixonou verdadeiramente pela caça e pela seleção cinófila. Ele queria obter um pequeno cão, curto sobre os membros e capaz de penetrar facilmente em covis de animais. O pastor começou então a cruzar vários tipos de Terrier de utilidade, procurando muito mais as aptidões para a caça do que uma aparência homogênea. Paralelamente a suas atividades de seleção com o Jack Russell, o pastor também trabalhou muito com o Fox Terrier, o que lhe valeu as honras do mundo cinófilo. Ele foi um dos fundadores do Kennel Club britânico. Infelizmente, o Jack Russell não se beneficiou das relações de seu criador. De fato, a raça tinha um tipo bastante heterogêneo - o que ainda hoje é verdade. Isso não facilitou seu reconhecimento pelo Kennel Club. De fato, ele obteve reconhecimento oficial pela "porta de serviço". Os Jacks mostraram tantas aptidões para a caça subterrãnea que foram apreciados por inúmeros caçadores. Por fim, criadores amadores e caçadores acabaram fundando o primeiro Parson Jack Russell Terrier Club, em 1976. Após alguns anos de querelas a respeito do suposto tamanho do cão, o Kennel Club reconheceu oficialmente a raça em 1990. Atualmente, o Jack Russell está muito em moda nos EUA, Europa e Austrália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário