terça-feira, 2 de julho de 2013

Novas espécies descobertas na Ásia

Novas espécies descobertas na Ásia, em risco de extinçãoEm 2011, cientistas descobriram 126 novas espécies de animais e plantas na região de Grande Mekong, no sudoeste da Ásia. Entre elas, estão um morcego assustador e um sapo que tem os olhos bicolores e canta como um pássaro.A má notícia é que eles já correm risco de extinção...

Ainda falta muito para conhecermos nosso planeta por completo. Se é que isso vai acontecer em algum dia... Mas o fato é que, todos os anos, pesquisadores descobrem novas espécies pelo mundo, como aconteceu no sudoeste da Ásia, em 2011: lá, foram descobertas 126 novas espécies de animais e plantas numa região conhecida como Grande Mekong, que englobacinco países: Camboja, Laos, Mianmar, Tailândia, Vietnã e um pedaço da China.

De acordo com o relatório intitulado "Extra Terrestre" e divulgado pela ONG WWF, essa pesquisa revelou 82 plantas, 13 peixes, 21 répteis, cinco anfíbios e cinco mamíferos desconhecidos. Entre as novas espécies, há dois animais que merecemdestaque por sua aparência e peculiaridades:



- um morcego encontrado nas florestas da Indochina, tem nariz em forma de tubo e é bastante agressivo e assustador. Recebeu o nome científico de Murina Beelzebub, mas é chamado carinhosamente de "Belzebu" pelos pesquisadores


- um simpático sapo que mede apenas 4,5 cm e tem olhos bicolores: preto/branco. Gosta de florestas úmidas e de neblina e vive nos planaltos do Vietnam, em lugares que ficam entre 1500 e 1900 metros acima do nível do mar. De hábitos noturnos, canta como um pássaro para atrair as fêmeas.





"Os anfíbios do sudeste asiático são muito pouco conhecidos e estão em grave risco de extinção. Essa é a maior razão pela qual eu e meus colegas passamos semanas nas florestas altas da região, descobrindo e documentando a maravilhosa diversidade de anfíbios encontrados por lá. Conhecê-los é um primeiro passo vital para sua preservação", disse o Dr. Jodi Rowley, herpetologista (estudioso de répteis e anfíbios) do Museu Australiano, no relatório.
O mais incrível e triste dessa história é que todas as novas espécies de animais e plantas foram descobertas já sob risco de extinção! Pode?

No relatório da WWF, os biólogos do Museu Internacional de Fauna e Flora da Hungria afirmam que todas essas espécies são extremamente sensíveis a mudanças em seu habitat. O desmatamento, muito comum na região - além de políticas de extrativismo mal definidas -, as coloca facilmente em risco. "Em apenas quatro décadas, enormes áreas de florestasdesapareceram e, com elas, obviamente, incontáveis espécies. Por outro lado, essa área é tão rica em diversidade biológicaque, mesmo assim, é possível descobrir novas espécies todos os anos".

A natureza é realmente maravilhosa: as florestas de todo o mundo com certeza abrigam muitas surpresas e muitoconhecimento. Por isso é tão importante que as mantenhamos vivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário